[haskell-br] Coding Dojo

Daniel Yokomizo daniel.yokomizo
Mon Oct 7 23:04:47 UTC 2013

O nosso grupo de Haskellers fez alguns Coding Dojo em Haskell. N?o filmamos
nenhum deles, mas o c?digo est? no github:

https://github.com/Haskell-SP

O a-maze-ing ficou com um hist?rico de commits melhor, a quase toda troca
de pares foi feito um commit, d? para ver como foi a evolu??o de c?digo.

Algumas "regras" de Dojo que ajudam bastante:

1. O objetivo n?o ? completar a tarefa escolhida e sim aprender. ?
importante ressaltar que se no fim do tempo do Dojo a tarefa n?o for
conclu?da isso n?o invalida o Dojo. A minoria dos que participei completou
a tarefa.

2. Algu?m deve ter boa experi?ncia com a tecnologia escolhida: linguagem,
bibliotecas, editor/IDE, etc.. Isso ajuda a evitar que o Dojo fique parado
sem que ningu?m tenha id?ia de como resolver o problema. Tudo bem se o
"expert" n?o conhecer uma biblioteca espec?fica, mas se ningu?m sabe nem
como navegar na documenta??o ou quais op??es de biblioteca existem o Dojo
n?o flui.

3. ? importante ter algu?m que aja como "moderador", para manter as regras
do Dojo e manter o pessoal focado. Por exemplo, as vezes o pessoal que n?o
est? programando na hora dispersa e fica conversando.

4. Idealmente todos devem participar e ? melhor alternar os n?veis de
experi?ncia. Por exemplo, nos Dojos de Haskell sempre come?amos com algu?m
com mais experi?ncia em Haskell, tendo um copiloto com menos (ou nenhuma)
experi?ncia em Haskell e assim em diante, de modo que sempre ou um dos
membros do par atual consegue "desempacar" se ocorrer algum problema.