[haskell-br] Diagramas de Decisão Binária Ordenada e Reduzida

Eric Kinoshita eric.void at gmail.com
Fri Aug 16 17:35:54 CEST 2013

Talvez as funções de síntese (operação entre BDDs) ficariam mais claras
usando mônadas.

As figuras desse artigo lembram bastante as figuras que fiz no meu :P
Depois vou dar uma olhada com mais calma.

Para vocês não terem que ler o meu código, segue uma ilustração do que fiz,
usando fibonacci:

import Data.Map as M

-- 'wrapper' para inicializar o mapa de memoização
fibonacci n = fst $ fib n M.empty

type Memo = M.Map Int Int

fib :: Int -> Memo -> (Int, Memo)
fib 0 memo = (0, memo) -- caso base
fib 1 memo = (1, memo) -- caso base
fib n memo = fib' n (M.lookup n memo) memo -- confere o mapa de memoização

fib' :: Int -> Maybe Int -> Memo -> (Int, Memo)
fib' _ (Just x) memo = (x, memo) -- usa o resultado memoizado
fib' n _ memo = (n1 + n2, memo'') -- definição recursiva
  where (n1, memo') = fib'' (n - 1) memo
        (n2, memo'') = fib'' (n - 2) memo'

-- faz a recursão e memoíza
fib'' n memo = (r, M.insert n r memo')
    where (r, memo') = fib n memo

Assim, eu uso memoização e o algoritmo fica bem eficiente, em contrapartida
o código é sujo e confuso.

Tem como manter a recursão dupla, mas não ter que ficar passando o mapa de
Memoização por todo lado? Ou ao menos da memoização não ficar tão explícita?

Abraços,

Eric

  Eric