[haskell-br] Haskell compilado

Thiago Negri evohunz at gmail.com
Thu Dec 20 18:52:07 CET 2012

Sim. Você apenas vai depender de bibliotecas dinâmicas, caso tenha usado
alguma (.so / .dll).

O GHC compila o seu código e gera um .exe que contempla o seu código junto
com o runtime system (RTS) deles, que é um pequeno monstro feito em C.
Neste RTS é que está todo o controle de threads, thunks, etc. Se quiser ver
os fontes do RTS: http://hackage.haskell.org/trac/ghc/browser/rts

Esse .exe "free-to-go" é uma grande vantagem na minha opinião. Eu, que
trabalho com Java, acho um pé no saco ter que instalar a JRE para poder
rodar as coisas.

O único problema de gerar um binário, é que você fica preso à plataforma
que está compilando. O GHC não suporta gerar binário para outras
plataformas além da sua. Isto é, do Windows você não consegue gerar
binários Linux. E outras tretas com 32bits/64bits.