[haskell-br] Como fortalecer a comunidade brasileira de Haskell

Carlos Camarao carlos.camarao at gmail.com
Wed Dec 12 21:03:11 CET 2012

> Como poderíamos fortalecer a comunidade brasileira de Haskell?
> Precisamos de ideias e iniciativas.

Bem, segue brain-storm com algumas idéias, aproveitando para me apresentar
(sou Carlos Camarão, membro do Haskell Committee 2011, professor do
DCC/UFMG) e dizer que estamos precisando de estudantes de mestrado e
doutorado.

Desenvolvemos um front-end para Haskell com suporte a classes de tipos com
vários parâmetros (ao longo de vários anos de estudos e trabalhos). Algumas
idéias resultantes desses trabalhos podem ser encontradas em [1], [2], [3].
Há outras ainda a ser publicadas (veja entrada no Haskell Communities and
Activities Report de 2012:
http://www.haskell.org/communities/05-2012/html/report.html). Qualquer
dúvida sobre qualquer coisa relacionada a nossos trabalhos me prontifico a
tentar ajudar a esclarecer... O front-end está disponível em
http://github.com/rodrigogribeiro/mptc.

Estamos querendo:

1) Fazer esse front-end virar um compilador: traduzindo a saída do
front-end para entrada de algum back-end;
2) Desenvolver back-end para esse front-end (e explorar idéias que temos de
tornar o suporte a sobrecarga mais eficiente);
3) Explorar e implementar algumas idéias para esse compilador, como suporte
a open data types [4];
4) Estender na direção de implementação de proof assistant (a la Coq /
Agda).

Se alguém se interessar, me dê um toque...

Ainda, se você está ainda na graduação (a partir do terceiro ou quarto ano)
e gostaria de participar do Ciência sem Fronteiras, é uma boa hora...:
temos contacto com a Univ. de Chalmers, que está  interessada em estudantes
brasileiros com interesse em programação funcional.

Abraços,

Carlos

--

[1] *A Solution to Haskell's Multi-paramemeter Type Class
Dilemma<http://www.dcc.ufmg.br/%7Ecamarao/CT/solution-to-mptc-dilemma.pdf>

    SBLP'2009 <http://sblp2009.ucpel.tche.br/> (13th Brazilian Symposium on
Programming Languages), Gramado, August 19-21, 2009.

[2] Terminating Constraint Set Satisfiability and Simplification Algorithms
for Context-Dependent Overloading,
     Rodrigo Ribeiro, Carlos Camarão, Lucília Figueiredo, em revisão para
publicação no Journal of the Brazilian Computer Society.
     Disponível em http://www.dcc.ufmg.br/~camarao/CT/decidable-sat.pdf.

[3] *Controlling the Scope of Instances in
Haskell<http://www.dcc.ufmg.br/%7Ecamarao/controlling-the-scope-of-instances-in-Haskell-sblp2011.pdf>
*, Marco Silva, Carlos Camarão,
     SBLP'2011 <http://www.each.usp.br/cbsoft2011/ingles/sblp/sblp_en.html>(15th
Brazilian Symposium on Programming Languages), São Paulo, July 29-30,
2011.

[4] Andres Löh<http://www.informatik.uni-trier.de/%7Eley/pers/hd/l/L=ouml=h:Andres.html>,
Ralf Hinze: Open data types and open functions. PPDP
2006<http://www.informatik.uni-trier.de/%7Eley/db/conf/ppdp/ppdp2006.html#LohH06>:
133-144